Este texto foi escrito, pela aluna Vivianne Gonçalves, 2º ano que aborda a questão, do papel da mulher no meio ambiente.
Mulher aliada da natureza
As mulheres como um todo possui um papel muito importante na sociedade.E, mais especificamente as amazônidas, que são mulheres fortes, guerreiras e, acima de tudo preocupadas com a sustentabilidade da floresta, que pouco a pouco vem se degradando, fortalecendo assim a importância delas para a preservação desses lugares.
Desde muito tempo a uma forte relação entre mulher e natureza, seja para fins medicinais ou estéticos. Mas o fato é que o devido reconhecimento não é dado, como no caso das indígenas, que possuem um grande papel na sua comunidade, porém vivem em um meio machista, onde quem lidera é o homem e, ainda sofrem com o preconceito por parte da sociedade.
A também aquelas que contariam a sociedade, como é o exemplo das seringueiras, onde o trabalho é considerado de exclusividade masculina. E, não menos importante tem as que trabalham nos castanhais e, são grandes contribuidoras para a produtividade desses frutos.
A mulher não possui um papel fixo dentro da política pública, apesar de que de uns anos pra cá isso vem mudando, porém ainda não é o suficiente, pois quando se trata de citar exemplos são poucos os encontrados.
Para essas mulheres não basta só valorizar, tem reconhecer e legitimar a grande participação delas na Amazônia, pois só assim é que de deixará os preconceitos de lado e, ver que as políticas públicas precisam da participação feminina, para que se possa haver as transformações necessárias no processo de sustentabilidade e, para que outras possam surgir e tornar suas comunidades, municípios e até mesmo o país em um lugar melhor para se viver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário